aMOSTr 2024

A aMOSTr — Mostra de Edições Independentes está de regresso a Vila do Conde com uma programação, na sua 6ª edição, que não podia deixar de reflectir e celebrar os 50 anos de Abril

A literatura e a edição independente são o mote desta edição, e o livro o seu maior protagonista, mas, como tem sido habitual, o cinema, as artes plásticas e a música marcam também presença. 

Em destaque, o espectáculo concebido para o evento a partir da antologia Direito de Resposta, coordenada por Ricardo Marques e editada pela Flan de Tal, onde 25 autores nascidos depois do 25 de Abril respondem a 25 poemas do passado, com música de Filipe Raposo, desenhos de António Jorge Gonçalves, e leituras de Carla Bolito e Teresa Coutinho, a 5 de Outubro, no Teatro Municipal.

A colecção Missão: Democracia, das Edições da Assembleia da República, dirigida aos mais novos, será também alvo de destaque com uma exposição em espaços comerciais da cidade e a apresentação de dois dos 12 livros que a compõem: Sempre de Rita Taborda Duarte e Dita Dor de António Jorge Gonçalves. Esta sessão ocorrerá no Palacete Melo e a mesma contará com uma leitura encenada destes dois textos pelos actores Adriana Aboim e Diogo Bento.  

Outra das exposições programadas, a decorrer no Teatro Municipal, e em parceria com a Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, é a Livros Proibidos pela Ditadura.

Ernesto Sampaio e Alberto Pimenta são dois poetas em foco nesta edição da aMOSTr 2024. O primeiro com a apresentação da antologia Poesia, com edição VS, por Manuel Silva Ramos e Diogo Paiva. Já Alberto Pimenta será a figura central do programa da tarde de domingo, com uma conversa sobre a sua obra, moderada por Inês Cardoso, com Edgar Pêra, Fernando Mora Ramos, Manuel Portela e Rui Miguel Ribeiro.  Segue-se uma sessão de cinema em parceria com o Cineclube de Vila do Conde: O Homem-Pykante – Diálogos Kom Pimenta, de Edgar Pêra. Para encerrar esta homenagem e o evento, Isaque Ferreira e Carla Bolito lerão alguma da sua poesia, num momento intitulado Pimenta na Boca.

Marcam também presença, no decurso desta Mostra de Edições, os autores Alexandre Andrade, Regina Guimarães, Amadeu Baptista, José Ricardo Nunes, Hugo Miguel Santos, Inês Francisco Jacob, Mauro Pinto, Isabel Peixeiro e Vasco Oliveira, cujos livros poderão ser encontrados na habitual Feira do Livro coordenada pelas livrarias Snob e Flâneur. 

Na noite de abertura da aMOSTr, a 3 de Outubro, o projecto Leitura Furiosa, nascido em Amiens (França), terá uma sessão de apresentação a partir da experiência desenvolvida na cidade do Porto, sob a coordenação de Regina Guimarães, com a presença de dois dos seus habituais autores — Emílio Remelhe e Saguenail. Para as leituras contribuem os actores Daniel Macedo Pinto e Joana Teixeira. Haverá ainda um momento musical com a concertina de Patrícia Pereira.

Não podiam também faltar o disco e o fanzine através da Feira do Disco, coordenada por Esgar Acelerado, e Miguel Correia, editor do fanzine Ultra Violenta, coordena a Feira de Fanzines e Livros de Autor. Este último será responsável pela oficina O Fanzine Como Expressão de Liberdade a ter lugar na Escola Secundária José Régio.

No Teatro Municipal, nos dias 3 e 4 de Outubro, irá acontecer uma oficina editorial, coordenada por João Pedro Azul e Luís Nobre, aberta ao público em geral, onde se irá definir conjuntamente o próximo número da revista Flanzine.

Regressa, também, a Cinem’aMOSTr — uma mostra de cerca de 30 curtas-metragens, oriundas de mais de 20 países, criadas a partir de poesia, resultante da selecção de mais de 700 filmes, que chegaram de todos os pontos do mundo através de uma chamada aberta.

Para os mais novos, a organização retoma o projecto O autor vai à Escola com as autoras Regina Guimarães, Rita Taborda Duarte, Isabel Peixeiro e Sara Duarte Brandão.  

O Palacete Melo, no âmbito do programa destinado à infância e juventude, acolhe também a Oficina de Impressão Botânica, por Abigail Ascenso, «Ou era eu que sonhava?», na manhã de 5 de Outubro.

O evento, que vai decorrer entre os dias 3 e 6 de Outubro, em vários pontos da cidade, com principal destaque para o Teatro Municipal de Vila do Conde, é organizado pela Cabe Cave Associação Cultural em parceria com a Câmara Municipal Vila do Conde.