Pedro Lamares

Nasceu em 1979. Estudou teatro na Academia Contemporânea do Espectáculo.
No teatro trabalhou mais de uma dezena de autores, entre eles Anton Tchekhov, Howard Barker, Sofocles e Almeida Garrett.
No cinema participou em sete longas metragens e mais de dez curtas, tendo trabalhado com realizadores como João Botelho, Jorge Paixão da Costa, Vítor Gonçalves, Joaquim Leitão, António Pedro Vasconcelos, Patrícia Sequeira e Vicente Alves do Ó.
Na televisão apresentou os programas Literatura Agora e Literatura Aqui (RTP2) onde, com Filipa Leal, fez também escolha e gravação de textos. Actualmente desempenha as mesmas funções no programa Nada será como Dante. Apresentou, com Mafalda Arnauth, duas galas da SPA (RTP2). Integrou o elenco principal de oito novelas em Portugal (TVI) e uma no Brasil (BANDEIRANTES / RTP1). Integrou o elenco de várias séries da RTP, onde se destacam 3 Mulheres, Maluda, O Atentado, A Espia, Filhos do Rock ou República onde foi protagonista com Joaquim de Almeida.
Na Poesia, dedica-se à escolha de textos e leitura em espectáculos, recitais e festivais literários. Nesse contexto criou e dirigiu espectáculos com os actores Eunice Muñoz, Lúcia Moniz, António Capelo e músicos como Álvaro Teixeira Lopes, Rui David e Ana Isabel Dias. Participou em mais de uma dezena de festivais literários, nacionais e internacionais. Coordenou a Maratona de Leitura da Festa da Poesia do Centro Cultural de Belém durante dez anos. Participou como intérprete em cerca de 70 espectáculos
do ciclo Quintas de Leitura do Teatro Municipal do Porto. Dirige espectáculos nas áreas do teatro, música e poesia.
Criou vários projectos a solo e com músicos, que se mantém em itinerância, entre eles A poesia é uma Arma Carregada de Futuro, Ode Marítima, Para Atravessar Contigo o Deserto do Mundo. Um Secreto Regresso, Como se Desenha uma Casa, Pessoa em Diálogo’ entre outros. Nos projectos dedicados à palavra poética trabalha ou trabalhou regularmente com instituições como Casa Fernando Pessoa, Fundação José Saramago, Centro Cultural de Belém, Teatro Municipal do Porto ou Instituto Camões.
Apresentou espectáculos de sua autoria em Cabo Verde (Mindelact e MOTIM), Macau (Rota das Letras), Bélgica (Parlamento Europeu) ou Suíça (Portugal Open).É professor em escolas de teatro e formador na área da comunicação e leitura de texto em bibliotecas por todo o país. Desenvolve projectos de palestras e recitais para estudantes do secundário, como ‘Entre nós e as palavras’, apresentado várias dezenas de vezes nos últimos anos. Dirigiu dois grupos juvenis de teatro. Faz uma palestra dirigida a professores (Desarrumar o Silêncio). Gravou com João Grosso os textos do CD de apoio ao manual escolar da Raíz Editores. Assinou a direcção artística do disco Canções de Lemúria da pianista Olga Amaro com a soprano Marina Pacheco. É professor convidado na escola de teatro Academia Contemporânea do Espectáculo.
Colabora como criador na ‘Companhia Nacional de Espectáculos’ e é director artístico da cooperativa Casca de Noz.

© EGEAC —Teatro São Luís, Estelle Valente