Rosa Alice Branco

É poeta, ensaísta, investigadora nas áreas de Neuropsicologia da Percepção e Estética, tradutora e curadora cultural.
Com um PhD. em Filosofia Contemporânea, tem 14 livros de Poesia em Portugal e livros de poemas publicados nos USA, em Itália, Brasil, Suíça, Luxemburgo, Québec, Tunísia, Espanha, Venezuela (obra reunida) e Córsega, além de poemas publicados em Revistas e Antologias, em quase todas as línguas.
Publicou também 5 livros de ensaio, 4 publicados em Portugal e um no Brasil, sobre a Percepção na natureza e nas artes. Em 2017, é publicado o seu livro de ensaio ficcional, em edição bilingue, Il mondo in italiano/O mundo em italiano.
Foi a poeta que representou Portugal em Londres nas “Olimpíadas da Poesia”, 2012.
O livro Cattle of the Lord (Prémio EspiralMaior da Poesía em Espanha) foi considerado um dos 12 melhores livros de Poesia nos USA (pela The Chicago Review of Books), em 2016, o que lhe valeu uma digressão com leituras e debates em várias universidades dos USA, em 2018. Neste mesmo ano, o seu livro de poemas — Traçar um nome no coração do branco — é publicado pela editora Assírio & Alvim. Em 2022, publicou o livro de Poesia Amor Cão e outras palavras que não adestram (Ed. Assírio & Alvim) e o Ensaio de divulgação em Design: As cores das coisas: viagem pela natureza e pelos objectos (Ed. Contraponto).
O seu livro Amor Cão e outras palavras que não adestram foi distinguido pelo Grémio Literário A. M. Pires Cabral com o Prémio Literário António Cabral / 2023. O mesmo livro esgotou e foi reimpresso em 2023.
Foi condecorada com a Medalha de Mérito Cultural pela Câmara de Aveiro, a 10 de Maio, 2025. Neste mesmo ano, é publicada a sua poesia reunida: Mapa dos Amores Incompletos, pela editora Assírio & Alvim.